O que é um "Sistema de Informação"?

Um Sistema de Informação (SI) é um conjunto de componentes interrelacionados que permitem a recolha, o processamento, o armazenamento e a distribuição de informação para suportar os processos de gestão e operação da organização.



A Disciplina e seus Objectivos

É uma disciplina leccionada no 4.º ano da licenciatura (pré-Bolonha) e no 1.º ano de Mestrado em Engenharia Gestão Industrial, com uma forte componente de análise de casos de estudo e de casos reais. Tem como principais objectivos:

Dotar os alunos de um sólido e actualizado quadro de referência dos Sistemas de Informação (SI), nomeadamente no que concerne aos fundamentos organizacionais dos SI, às Tecnologias de Informação e aos Sistemas de Apoio à Gestão.

Aprofundar alguns aspectos tecnológicos dos SI actuais, nomeadamente no que diz respeito às bases de dados e à gestão de bases de dados, entre outros.

Analisar casos reais que ilustram como as organizações têm tentado aplicar muitos dos conceitos apresentados.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O Programa

A cadeira é dada em 3 capítulos fundamentais, divididos em subcapítulos:

1. Fundamentos de Sistemas de Informação (SI), Tecnologia de Informação (TI), Organizações e Gestão

1.1 SI. Conceito, perspectivas e dimensões
1.2 Os principais SI. Perspectiva funcional numa organização
1.3 Integração de processos
1.4 Impactos económicos, organizacionais e comportamentais dos SI nas organizações
1.5 Impacto da TI na tomada de decisão ao nível da gestão

2. Tecnologias de Informação

2.1 Infraestruturas e plataformas de hardware
2.2 Gestão de recursos de dados
2.3 Sistemas de gestão de bases de dados. Tendências actuais
2.4 Telecomunicações e redes
2.5 Infraestrutura de redes. Tipo de redes
2.6 A Internet
2.7 A tecnologia
wireless na organização. Aplicações para gerir a relação com o cliente, a cadeia de abastecimento e para identificação por rádio frequência

3. Sistemas de Apoio à Gestão e à Organização

3.1 Sistemas de planeamento dos recursos da empresa (ERP)
3.2 Sistemas de gestão da cadeia de abastecimento (SCM)
3.3 Sistemas de gestão da relação com o cliente (CRM)
3.4 Integração de sistemas de apoio à gestão e à organização. Tendências
3.5 Gestão do conhecimento. Dimensão do conhecimento da cadeia de valor. Tipos de sistemas de gestão do conhecimento
3.6 Tomada de decisão e sistemas de apoio à decisão. Tipos de sistemas de apoio à decisão

5 comentários:

Anónimo disse...

Sou aluno de engenharia informática no Porto. O programa pareceme bastante interessante e acho que seria positivo inserir a cadeira no meu curso!

ass: Lúcio

Anónimo disse...

Hola, soy un trabajador de Accenture en España, y empleo con frecuencia los sistemas de información. Además he cursado esta asignatura en mi Pais y fue muy interesante.

Saludos desde España,

Santi.

Anónimo disse...

A disciplina de Sistemas de Informação para a Indústria parece-me ser uma cadeira muito importante para qulaquer engenheiro industrial.
Estou ansioso por ter esta cadeira que incorpora importantes temas relacionados com a engenharia industrial às novas tecnologias de informação.

Anónimo disse...

Como actual aluna desta cadeira é-me possível ter uma visão global da aplicabilidade dos sistemas e o quão importante a sua aplicação. Considero que a implementação de sistemas de informação nas organizações é muito relevante, visto que acrescenta valor à própria empresa trazendo por acréscimo variadas beneces não só a nível interno mas também nas relações com os clientes.
AB

Anónimo disse...

Estive a ler o programa da UC como ex-docente de uma unidade deste tipo, e portanto, aqui ficam os meus "2 cents". Há algumas coisas que não estão explícitas no programa, como por exemplo o papel das intranets e das extranets na organização dos fluxos de informação dentro da empresa e dentro do consórcio produtivo.

Como o programa foca o ERP, o SCM e o CRM, acho só que falta aqui um pouco de foco em assuntos que estão relacionados com a gestão da informação junto dos clientes internos. Nas grandes empresas a gestão deste tipo de informação é fundamental (alías, é a única forma de gerir uma empresa de grandes dimensões).

Estas novas infraestruturas de sistemas de informação estão agora também (recentemente) a ser utilizadas como ferramentas de canalização da criatividade dos clientes internos. O problema a resolver é como premiar e incentivar a criatividade e inventividade dos colaboradores de uma organização, por forma a que, por um lado, eles saibam que as suas ideias e sugestões de melhoria contam (e portanto os estimule a procurar mais e melhores soluções para os problemas do quotidiano e não só), e por outro lado permita à empresa colher dentro da sua própria organização as ideias que muitas vezes a levam a um patamar diferenciado de vantagem face aos seus concorrentes.

Finalmente, quero dar os parabéns aos docentes, porquanto já vi em posts anteriores que possuem qualidades humanas e pedagógicas elogiadas pelos alunos.

Cumprimentos, felicidades a todos,
Nuno Garcia