A cadeira é dada em 3 capítulos fundamentais, divididos em subcapítulos:
1. Fundamentos de Sistemas de Informação (SI), Tecnologia de Informação (TI), Organizações e Gestão
1.1 SI. Conceito, perspectivas e dimensões
1.2 Os principais SI. Perspectiva funcional numa organização
1.3 Integração de processos
1.4 Impactos económicos, organizacionais e comportamentais dos SI nas organizações
1.5 Impacto da TI na tomada de decisão ao nível da gestão
2. Tecnologias de Informação
2.1 Infraestruturas e plataformas de hardware
2.2 Gestão de recursos de dados
2.3 Sistemas de gestão de bases de dados. Tendências actuais
2.4 Telecomunicações e redes
2.5 Infraestrutura de redes. Tipo de redes
2.6 A Internet
2.7 A tecnologia wireless na organização. Aplicações para gerir a relação com o cliente, a cadeia de abastecimento e para identificação por rádio frequência
3. Sistemas de Apoio à Gestão e à Organização
3.1 Sistemas de planeamento dos recursos da empresa (ERP)
3.2 Sistemas de gestão da cadeia de abastecimento (SCM)
3.3 Sistemas de gestão da relação com o cliente (CRM)
3.4 Integração de sistemas de apoio à gestão e à organização. Tendências
3.5 Gestão do conhecimento. Dimensão do conhecimento da cadeia de valor. Tipos de sistemas de gestão do conhecimento
3.6 Tomada de decisão e sistemas de apoio à decisão. Tipos de sistemas de apoio à decisão
5 comentários:
Sou aluno de engenharia informática no Porto. O programa pareceme bastante interessante e acho que seria positivo inserir a cadeira no meu curso!
ass: Lúcio
Hola, soy un trabajador de Accenture en España, y empleo con frecuencia los sistemas de información. Además he cursado esta asignatura en mi Pais y fue muy interesante.
Saludos desde España,
Santi.
A disciplina de Sistemas de Informação para a Indústria parece-me ser uma cadeira muito importante para qulaquer engenheiro industrial.
Estou ansioso por ter esta cadeira que incorpora importantes temas relacionados com a engenharia industrial às novas tecnologias de informação.
Como actual aluna desta cadeira é-me possível ter uma visão global da aplicabilidade dos sistemas e o quão importante a sua aplicação. Considero que a implementação de sistemas de informação nas organizações é muito relevante, visto que acrescenta valor à própria empresa trazendo por acréscimo variadas beneces não só a nível interno mas também nas relações com os clientes.
AB
Estive a ler o programa da UC como ex-docente de uma unidade deste tipo, e portanto, aqui ficam os meus "2 cents". Há algumas coisas que não estão explícitas no programa, como por exemplo o papel das intranets e das extranets na organização dos fluxos de informação dentro da empresa e dentro do consórcio produtivo.
Como o programa foca o ERP, o SCM e o CRM, acho só que falta aqui um pouco de foco em assuntos que estão relacionados com a gestão da informação junto dos clientes internos. Nas grandes empresas a gestão deste tipo de informação é fundamental (alías, é a única forma de gerir uma empresa de grandes dimensões).
Estas novas infraestruturas de sistemas de informação estão agora também (recentemente) a ser utilizadas como ferramentas de canalização da criatividade dos clientes internos. O problema a resolver é como premiar e incentivar a criatividade e inventividade dos colaboradores de uma organização, por forma a que, por um lado, eles saibam que as suas ideias e sugestões de melhoria contam (e portanto os estimule a procurar mais e melhores soluções para os problemas do quotidiano e não só), e por outro lado permita à empresa colher dentro da sua própria organização as ideias que muitas vezes a levam a um patamar diferenciado de vantagem face aos seus concorrentes.
Finalmente, quero dar os parabéns aos docentes, porquanto já vi em posts anteriores que possuem qualidades humanas e pedagógicas elogiadas pelos alunos.
Cumprimentos, felicidades a todos,
Nuno Garcia
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